quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Povos Pré-Colombianos

Os povos pré-colombianos eram os povos que viviam na América antes da chegada de Colombo.
Esses povos eram nômades com estruturas sociais simples. A maioria era caçadores e coletores e alguns desenvolviam uma pequena agricultura. Essas civilizações apresentavam uma estrutura social e política de hierarquia, caracterizada pela existência de classes dominates que comandavam a população.

A ocupação ocorreu pelos europeus. Dentre eles o mais conhecido Cristóvão Colombo. A forma de ocupação deles foi de exploração, onde eles exploravam os povos pré-colombianos pegando matérias-prima deles.



Astecas 
Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI.
A sociedade asteca era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército asteca. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.A classe mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides). 
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas.



Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem, onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc.
O artesanato asteca era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião asteca era politeísta. Adoravam diversos deuses da natureza (Deus Sol, Lua, Trovão, Chuva). A escrita asteca era representada por desenhos e símbolos.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. 




Incas
Civilização inca
Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Foram dominados pelos espanhóis em 1532.
O imperador asteca, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. 

A sociedade inca era hierarquizada e formada por: nobres ( governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa ( artesãos e os camponeses).
Na arquitetura, desenvolveram várias construções de enorme blocos de  pedras encaixados, como templos, casas e palácios. A cidade de Matchu Pitchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana inca. 
A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços. Plantavam e colhiam feijão, milho e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte inca destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e jóias. 
Domesticaram a lhama e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã , carne e leite deste animal.
A religião inca tinha como principal deus o Sol (Deus Inti ). Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).
Os incas criaram um interessante e eficiente sistema de contagem : O quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, os incas registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. 







Maias
O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e península de Yucatán (região sul do atual México), Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. 
Os maias nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos.O imperador maia era considerado um representante dos deuses na Terra.
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos. 

A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho e feijão. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Os maias praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Os maias ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. No artesanato também se destacaram, com: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
A religião maia era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados a natureza. Elaboraram um   calendário que estabelece com certeza os 365 dias do ano.
Assim como os egípcios, os maias usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos. Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário